Versão Beta da Plataforma Zelo Saúde é apresentada na Fiocruz Ceará


A versão Beta da Plataforma Zelo Saúde foi lançada nesta sexta-feira, 21 de agosto, na Fiocruz Ceará. A tecnologia reúne os aplicativos Zelo Profissional de Saúde e Zelo Cuidador/Familiar, que funcionam de forma integrada para viabilizar o cuidado da pessoa idosa dependente, por meio da interação entre profissionais de saúde, cuidadores e familiares.

Na ocasião, os aplicativos foram apresentados às instituições parceiras do projeto: Fundação Oswaldo Cruz, Universidade Federal do Ceará, Instituto Federal do Ceará e Avicena. O projeto tem financiamento do Programa INOVA FIOCRUZ, vinculado à Vice-Presidência de Produção de Inovação da FIOCRUZ. O vice-presidente Marco Krieger também acompanhou a apresentação e reafirmou apoio ao projeto.

O pesquisador da Fiocruz Odorico Monteiro informou que a Plataforma Zelo Saúde deve ser validada em seis meses e, a partir daí o grande desafio será disponibilizar essa solução para a sociedade. Odorico ressaltou que o trabalho integra o ecossistema de inovação da Fiocruz, especialmente no desenvolvimento das nuances para esse empreendedorismo.

Ele explica que uma gestão responsável do processo precisa levar em conta diversos fatores como as informações clínicas e a privacidade dos dados. Também a adaptação da plataforma à rotina de trabalho dos profissionais de saúde. “Estamos considerando todas essas nuances, por isso também faz parte do projeto um módulo de gestão, que vai gerar alertas, relatórios e indicadores para tomada de decisão”.

O próximo ciclo do projeto consiste na realização da prova de conceito, onde a versão beta dos aplicativos será testada com os usuários nos municípios de Fortaleza e Eusébio.

A pesquisadora da Fiocruz, Ivana Barreto, explica que a versão Beta não representa um produto final já disponível para utilização. “Trata-se de um demonstrativo desenvolvido para testes com os usuários, que passará pelos ajustes necessários a partir dos resultados com seu uso cotidiano”.

A coordenadora do Grupo de Redes de Computadores, Engenharia de Software e Sistemas (GREat), Rossana Andrade, ressaltou que o êxito do Zelo não se deu  simplesmente com a implementação de uma plataforma,” trouxemos técnicas que já adotávamos nas orientações de mestrado e doutorado e trabalhamos em conjunto com os profissionais de saúde e também os pesquisadores da Fiocruz. Essa sintonia fez as aplicações darem certo”.

A coordenadora acrescentou a publicação de artigos científicos como um outro diferencial do grupo. “Ao mesmo tempo em que desenvolvíamos o projeto, um outro grupo de pesquisadores voluntários trabalhavam nas publicações, de forma que essa experiência fosse socializada na área acadêmica”. Desde o início do trabalho, os pesquisadores do Zelo produziram cinco artigos científicos, um deles publicado na Revista Plos One, com classificação Qualis A1.

Para o geriatra João Bastos, stakeholder do projeto, a sociedade precisa estar pronta a lidar com o cenário de envelhecimento da população. Ele alerta que um estudo da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) aponta que em 2048 a população brasileira deve parar de crescer, gerando um forte impacto socioeconômico na região. “Precisamos saber como nos preparar para esse cenário. Será que o modelo de saúde precisa ser ajustado?”, questiona ele, acrescentando que tecnologias como a Plataforma Zelo serão fundamentais para lidar com esses desafios.

Mais sobre a Plataforma Zelo Saúde

A Plataforma Zelo Saúde funciona por meio de uma aplicação para Smartphones Android e iOS, com duas interfaces (profissional de saúde e cuidador/familiar), sistematizando um conjunto de informações que permitem a comunicação e integração entre médicos e/ou enfermeiros assistentes e cuidadores/familiares de pessoas idosas dependentes, possibilitando a melhoria do cuidado.

O aplicativo Zelo Profissional de Saúde permite realizar uma avaliação clínica e funcional, visualizando grau de dependência, problemas e doenças da pessoa idosa para prover um plano de cuidados a ser administrado pelo cuidador, possibilitando acessar um quadro geral de saúde da pessoa idosa.

O aplicativo Zelo Cuidador/Familiar disponibiliza conteúdo de interesse dos usuários. Integrado ao Zelo Profissional de Saúde, é possível acessar informações estratégicas sobre os cuidados com a pessoa idosa dependente e ainda interagir diretamente com os profissionais de saúde envolvidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *