A equipe de Pesquisadores do Projeto Saúde Digital do Idoso – Zelo, realizou em 12 de Julho de 2019 o Dia da Empatia – Saúde & Tecnologia. A atividade teve por objetivo favorecer uma aproximação na prática do cuidado ao idoso dependente e promover uma interação entre os times de Saúde e Tecnologia do Zelo. A iniciativa foi da Product Owner (P.O.) do projeto, Aline Evangelista e do líder da start up Avicena, Daniel Andrade.
O evento foi uma parceria entre a Fiocruz Ceará e a Secretaria Municipal de Saúde do Eusébio, por meio do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB). Os participantes se dividiram em grupos e trios, sempre compostos por integrantes da área de tecnologia e saúde, e realizaram visitas domiciliares a idosos dependentes do Eusébio. O município foi escolhido tendo em vista que será o cenário de realização da prova de conceito do Zelo.
Explica a P.O. do projeto, Aline Evangelista, que o evento foi uma aproximação dos profissionais de tecnologia com a realidade do cuidado aos idosos dependentes. Uma atividade para além do laboratório, com objetivo de sensibilizar e ampliar o olhar para o propósito da pesquisa. “Nosso objetivo foi alcançado e o time de tecnologia compreendeu de forma empática o cenário no qual a aplicação será utilizada”.
O primeiro momento (visitas domiciliares) contou com dezessete participantes e o segundo momento (socialização das vivências) contou com mais cinco participantes, totalizando 22 participantes. Foram realizadas cinco visitas domiciliares nas localidades de Guaribas, Jabuti 19, Jabuti 20 e Olho D’água. Os locais visitados são cobertos pelas Equipes de Saúde da Família, no município do Eusébio-CE.
A socialização dos resultados aconteceu em seguida na sede da Fiocruz Ceará. Os grupos partilharam as vivências e trocaram informações.