Desafios para a Inovação Tecnológica no Cuidado Domiciliar da Pessoa Idosa Dependente foi o tema de uma Roda de Conversa realizada em 18 de Outubro de 2019. O evento aconteceu durante a Feira de Soluções para a Saúde da Fiocruz, no Centro de Evento do Ceará. A organização foi dos integrantes do projeto responsável pelo Zelo, que tem a frente a pesquisadora da Fiocruz Ivana Barreto.
O encontro teve por objetivo discutir como a inovação tecnológica favorece o cuidado com a pessoa idosa dependente. A pergunta norteadora da Roda de Conversa foi “quais os desafios para a inovação tecnológica no cuidado domiciliar da pessoa idosa dependente?”. A condução da roda de conversa foi realizada pelo Geriatra João Bastos, stakeholder do projeto e contou com o apoio de Aline Evangelista (Product Owner), Virna Frota (Stakeholder) e Ismayle Santos (Líder técnico) na organização. A coordenadora do GREat (Grupo de Redes de Computadores, Engenharia de Software e Sistemas), Rosana Andrade e o pesquisador da Fiocruz Odorico Monteiro fizeram uma breve exposição para enriquecer o debate, assim como Ivana Barreto.
Participaram representantes de mais de trinta instituições ligadas à área, além de profissionais como fonoaudiólogos, enfermeiros e assistentes sociais. Entre as instituições estiveram a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Universidade Federal do Ceará (UFC), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz), Sindicato dos Assistentes Sociais do Ceará (SASEC), Ministério Público, Secretaria de Saúde do Eusébio, Secretaria de Saúde do Ceará (SESA). Também empresas que atuam no cuidado da pessoa idosa como Saúde Clube e Cuidare.
O projeto escolheu durante a Feira o nome da solução tecnológica em desenvolvimento por meio de uma votação eletrônica. Os pesquisadores apresentaram ao público da Feira um vídeo contendo as principais funcionalidades da aplicação e a partir daí as pessoas eram convidadas a votar. O nome escolhido foi ZELO, com 63%. As outras opções foram AliCare (21.8%) e AlCare (15.1%).
Segundo a Product Owner do Zelo, Aline Evangelista, o evento foi uma oportunidade de ouvir o que as instituições e os profissionais que trabalham com a temática percebem, como eles observam a inovação tecnológica, quais as expectativas. “Esse foi um momento bastante rico para o direcionamento do projeto”, afirmou.
Aline acrescenta que esse foi um encontro introdutório de discussão da temática. “Vamos organizar um outro momento de apresentação do produto final”.
O encerramento da Roda de Conversa foi realizado com uma Dança Sênior, ministrada pela instrutora do Saúde Clube, Auxiliadora Lima, e organizada por Virna Frota, especialista em Gerontologia e stakeholder do projeto. Esta dança é voltada para as pessoas idosas e os participantes puderam vivenciar e aprender um pouco a modalidade.