Nesta quarta-feira, 30.09, o grupo de profissionais responsáveis pelo desenvolvimento teórico e prático da Plataforma Zelo Saúde realizou mais uma reunião para o alinhamento do uso dos aplicativos nas visitas em campo e a funcionalidade do estudo experimental na prática.
O pesquisador da Fiocruz, Odorico Monteiro, iniciou o encontro recapitulando as decisões tomadas anteriormente e explicou aos profissionais que irão testar a Plataforma em campo a dinâmica as visitas. Ao todo serão 40 casos, sendo 10 no município do Eusébio e 30 em Fortaleza. Previstas para a segunda semana de outubro, as visitas acontecerão de forma presencial e remota e sempre feitas em duplas de profissionais variando suas especialidades.
O gerente de projetos, Hélio Schramm, apresentou aos pesquisadores a plataforma Trello, que será usada para a comunicação durante a realização do trabalho de campo, inclusive informando imediatamente possíveis bugs que possam ocorrer durante os testes.
Segundo o professor Odorico Monteiro, esta fase de estudo experimental terá duração de dois meses, com término das visitas presenciais e remotas previsto para o final de dezembro de 2020.
A Product Owner (P.O.) do projeto, Aline Evangelista, conduziu uma atividade em dupla entre os pesquisadores para que houvesse uma simulação do uso da versão Beta dos aplicativos Zelo Profissional de Saúde e o Zelo Cuidador/Familiar. O Scrum Master, Rômulo Torres, também auxiliou as duplas nas dúvidas que surgiram e explicou os ajustes feitos na nova versão que será disponibilizada nas futuras reuniões.
No planejamento, ficaram agendadas novas reuniões de gestão na sede da Fiocruz Ceará para ser estruturado o alinhamento do estudo experimental. Os encontros também serão uma oportunidade de tirar as dúvidas sobre o manuseio dos aplicativos.