Nesta quarta-feira, 07.10, aconteceu a última reunião do grupo de pesquisadores da Plataforma Zelo Saúde antes do estudo experimental iniciar e todos irem a campo. O encontro serviu para tirar as últimas dúvidas referentes ao manuseio do aplicativo e alinhar como serão as visitas futuras.
O Stakeholder do projeto, João Bastos, iniciou a reunião falando sobre o projeto no geral. Demonstrou a abordagem correta que os pesquisadores devem seguir com os pacientes e cuidadores para que haja uma padronização de atendimento, planejou a escrita de um roteiro a ser seguido e após o consenso de todos definiu que as consultas remotas serão através de chamadas telefônicas semanais, mas que os pesquisadores estarão sempre à disposição via WhatsApp.
Ao todo serão 40 casos, sendo 10 no município do Eusébio e 30 em Fortaleza. As visitas iniciarão no dia 16 de outubro e acontecerão de forma presencial e remota e sempre feitas em duplas de profissionais variando suas especialidades. O primeiro passo antes de iniciar o contato com os idosos será a visita aos profissionais de saúde na terça-feira, 13.10, após isso a Plataforma Zelo Saúde já entrará em fase de testes.
O gerente de projetos, Hélio Schramm, mostrou para a equipe de campo o relatório que deverá ser feito no quadro do Trello e reajustou algumas informações a serem postas na Plataforma após cada visita. A ideia é que esse checklist seja feito diariamente, porque esse será o canal de comunicação da equipe de software, profissionais da saúde e gestores com a situação atual do paciente e a satisfação do cuidador/familiar.
A Product Owner (P.O.), Aline Evangelista, fez o passo a passo de cadastramento e tirou todas as dúvidas referentes ao manuseio do aplicativo deliberando as ações que cada envolvido terá no processo de consulta.
No planejamento, ficou agendada a entrega do kit de segurança aos pesquisadores nesta sexta-feira, 09.10, e a iniciação das visitas ao longo do período de estudo experimental que está previsto para acabar no meio de dezembro de 2020.