Plataforma Zelo Saúde entra em fase de planejamento do estudo experimental

Nesta quarta-feira, 23.09, o grupo de profissionais responsáveis pelo desenvolvimento da Plataforma Zelo Saúde realizou uma reunião para discutir o início da nova etapa do projeto: o estudo experimental.

O estudo experimental baseia-se em duas etapas: a tecnológica, que engloba o acompanhamento de dados e alimentação do servidor e a etapa de pesquisas de campo, que envolve os testes feitos por pesquisadores de campo responsáveis por testar a versão Beta da plataforma nos municípios Eusébio e Fortaleza.

O pesquisador da Fiocruz Odorico Monteiro, e o geriatra João Bastos iniciaram o encontro explicando a concepção da Plataforma Zelo Saúde, como ela foi originada e a contextualização da saúde da pessoa idosa em relação ao projeto que está dividido em duas interfaces: o Zelo Profissional de Saúde e o Zelo Cuidador Familiar.

A Product Owner (P.O.) do projeto, Aline Evangelista, juntamente com o Scrum Master Rômulo Torres[ALE1] , conduziram a apresentação do manuseio dos dois aplicativos e de suas funcionalidades. Nesse momento, os pesquisadores relataram também o desenvolvimento das pesquisas e as noções básicas de uso da plataforma para a equipe que irá realizar os testes em campo.

Posteriormente, o gerente de projetos Hélio Schramm, relatou como funcionará a organização do estudo experimental, sua implementação na prática e como será o plano de trabalho dos pesquisadores de campo da Plataforma.

No planejamento, ficaram agendadas reuniões de gestão na sede da Fiocruz Ceará para ser estruturado o alinhamento do plano de gestão e os próximos passos da Plataforma. Os encontros também serão uma oportunidade de tirar as dúvidas sobre o manuseio dos aplicativos e a apresentação de novas ferramentas inclusas recentemente.  

A Plataforma Zelo Saúde estará disponível para instalação nos smartphones Android e IOS, com duas interfaces (profissional de saúde e cuidador/familiar), formando um conjunto de informações que permitem a comunicação e interação entre médicos e/ou enfermeiros assistentes e cuidadores/familiares de pessoas idosas dependentes, possibilitando a melhoria do cuidado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *