I Webinar Zelo Saúde fala sobre a resposta da Plataforma no cuidado ao idoso dependente


Nesta quinta-feira, 11 de janeiro, aconteceu a I Webinar Zelo Saúde com o tema: o desafio da gestão do cuidado do idoso dependente: a resposta da Plataforma Zelo Saúde. Os idealizadores da plataforma palestraram nas redes sociais da plataforma sobre as perspectivas e desafios envolvendo o envelhecimento da população e as valiosas contribuições que as tecnologias da informação podem oferecer diante desse novo cenário. Também foram apresentados alguns resultados do estudo experimental da plataforma, já realizado com quarenta famílias.

Os palestrantes do I Webnar Zelo Saúde foram a professora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e coordenadora do Grupo de Redes de Computadores, Engenharia de Software e Sistemas (GREat) da UFC, Rossana Andrade, o geriatra e stakeholder do Zelo, João Bastos, a pesquisadora da Fiocruz e professora de Medicina da UFC, Ivana Barreto e o professor de Medicina da UFC e pesquisador da Fiocruz, Odorico Monteiro.

O professor Odorico Monteiro ressaltou que o trabalho integra o ecossistema de inovação da Fiocruz, especialmente no desenvolvimento das nuances para esse empreendedorismo. Ele explicou que uma gestão responsável do processo precisa levar em conta diversos fatores como as informações clínicas e a privacidade dos dados. “Estamos considerando todas essas nuances, por isso também faz parte do projeto um módulo de gestão, que vai gerar alertas, relatórios e indicadores para tomada de decisão”.

O geriatra João Bastos falou sobre a transformação de perfil socioepidemiológico pela qual está passando o Brasil e o mundo. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida em 2018 chegou a 76,3 anos e poderá ultrapassar os 80 anos em 2050. Houve alteração também no número de famílias dedicadas ao cuidado da pessoa idosa. Em 2016 a estimativa era de 3,7 milhões de famílias e em 2019 esse número saltou para 5,1 milhões. Sob esse viés, o geriatra comentou sobre a necessidade de ferramentas que facilitem o cotidiano desses familiares e do idoso. “Com base nesses dados, a Plataforma tem plena capacidade de ir além das fronteiras da realidade do Brasil, visto que há uma carência mundial no que diz respeito ao cuidado da pessoa idosa”, disse.

A professora Rossana Andrade destacou a metodologia utilizada na elaboração dos requisitos para o desenvolvimento da Plataforma: o mapeamento sistemático. Baseado nesse método, os pesquisadores exploraram 149 estudos sobre como as aplicações móveis voltadas para a saúde da pessoa idosa são abordadas pela comunidade científica. Desde o início do trabalho, os pesquisadores do Zelo produziram cinco artigos científicos, um deles publicado na Revista Plos One, com classificação Qualis A1, segundo a CAPES. “Além desses estudos realizamos pesquisas qualitativas com cuidadores, profissionais e saúde e familiares. Por isso, pode-se dizer que a Plataforma Zelo é completa em todos os âmbitos”, completou a líder do GREat. 

O Projeto Zelo foi desenvolvido por pesquisadores do Laboratório de Redes Inteligentes e Integradas de Saúde – LARIISA Saúde Digital, que integra pesquisadores da Fiocruz Ceará; Universidade Federal do Ceará; Instituto Federal do Ceará, campus Fortaleza, Aracati e Acaraú; Grupo de Redes de Computadores, Engenharia de Software e Sistemas (GREat), e a startup cearense AVICENA, que desenvolve tecnologias inteligentes de gestão em saúde.

A pesquisadora da Fiocruz, Ivana Barreto, explica que a versão Beta não representa um produto final já disponível para utilização. “Trata-se de um demonstrativo desenvolvido para testes com os usuários, que passará pelos ajustes necessários a partir dos resultados com seu uso cotidiano”, informou. 

Barreto tratou sobre o estudo experimental realizado com quarenta famílias, sendo dez do município do Eusébio e trinta de Fortaleza. As visitas ocorreram de forma presencial e remota, sempre em duplas de pesquisadores com variadas especialidades. A equipe atualmente trabalha na validação da versão beta para publicação dos aplicativos na Google Play e na App Store, tendo em vista as correções de bugs, identificados durante o estudo experimental e o desenvolvimento do Módulo Gestor. 

Mais sobre o Zelo Saúde

Financiado pelo Programa INOVA FIOCRUZ, da Vice-presidência de Produção de Inovação da Fiocruz, o desenvolvimento tecnológico da Plataforma Zelo Saúde teve início em 2019, e é voltado à gestão do cuidado em saúde da população idosa dependente, por meio do uso de ferramentas tecnológicas que apoiem profissionais de saúde, cuidadores e familiares. 

A Plataforma Zelo Saúde será interoperável com as bases de dados do Sistema Único de Saúde (SUS) e demais instituições de saúde, para possibilitar a geração de indicadores para subsidiar a tomada de decisões relativas à saúde da pessoa idosa.

O Zelo Saúde funciona por meio de uma aplicação para smartphones Android e IOS, com as interfaces profissional de saúde e cuidador/familiar; e na web com o Zelo Gestor. O propósito é sistematizar um conjunto de informações que permitem a comunicação e integração entre médicos e/ou enfermeiros assistentes e cuidadores/familiares de pessoas idosas dependentes, possibilitando a melhoria do cuidado.

Acesse o site da Plataforma Zelo Saúde

Acesse as redes sociais da Plataforma

Youtube Zelo Saúde

Facebook facebook.com/zelosaudedoidoso

Instagraminstagram.com/zelosaudedoidoso

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *